O Alerta Laranja continua! A previsão é de mais chuvas! Prejuízos no Campo Rural!
28/01/2021 Postado por: Clagil Visualizações: 578 0
Se você pesquisar a previsão do tempo pelo Google, perceberá que a previsão até Sábado da semana que vem (30), haverá de 30% à 100% de chuva, sendo a maioria dos dias 80% à 100% de chuva.

Segundo o Notícias Agrícolas, a meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, relata que Santa Catarina e Paraná seguem com alerta para tempestades nas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", destaca a publicação oficial do Inmet.

"Isso porque a circulação de ventos sobre o centro-sul do Brasil vai manter as áreas de instabilidade fortes sobre o estado. Até a próxima sexta-feira a chuva será frequente e vai cair volumosa em vários locais", destaca o alerta emitido pela Climatempo referente ao estado de Santa Catarina.

As consequências da chuva constante já está afetando o campo rural. O plantio no Paraná já atrasou por falta de chuvas. Depois elas foram irregulares, mas ainda assim serviram para que as lavouras se desenvolvessem bem. Mas agora na reta final da safra, prestes a iniciar a colheita, as instabilidades retornaram com regularidade e começam a trazer prejuízos para os produtores.
O Canal Rural entrevistou alguns produtores paranaenses, que relataram os prejuízos, como o caso do Doglas Alamini, de Santa Terezinha de itaipu (PR). Por lá, parte dos 500 hectares plantados com soja estão apresentando abortamento de vagens.

“Estou tendo esse problema de maneira mais acentuada em alguns talhões e outros com menos. Mas estou tendo esse problema em 100% da área. Isso tudo por conta do excesso de chuvas aqui na região. Sem falar nos tratos fitossanitários que estão todos atrasados por aqui e aqueles que foram feitos não tiveram efeito, já que o intervalo entre a aplicação e a próxima chuva é muito curto”, afirma.

O engenheiro agrônomo Renan Haach, que trabalha em uma cooperativa na região de Coronel Vivida e Honório Serpa, também está notando grãos ardidos e soja brotando em várias lavouras.
O produtor Láercio Dalla Vecchia faz uma análise importante desta safra para o Terra Notícias, mostrando a realidade do produtor rural de Mangueirinha, no sudoeste do Paraná, comenta sobre a qualidade da soja e do feijão, o ataque da cigarrinha no milho e compara as condições do solo paranaense com a do estado de Mato Grosso.

Segundo o Terra Notícias, algumas decisões que o produtor rural precisa tomar durante a safra é otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas.

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Se não conhece ele, de uma checada!

Fontes:

- https://www.terra.com.br/
- noticiasagricolas.com.br
- canalrural.com.br
- simepar.br
- google.com

Foto:

comprerural.com/la-nina-poe-em-risco-safra-brasileira-afirma-relatorio/

Comentários