Sexta Feira Santa: Orações e Celebração das 15 horas!
02/04/2021 Postado por: Clagil Visualizações: 14297 0

A Sexta Feira da Paixão marca o dia em que Jesus se sacrificou na cruz para a remissão dos nossos pecados. Por isso, é uma data muito importante para os cristãos.

 

Neste dia, a tradição é fazer jejum, não comer carne, se resguardar, refletir e orar para reconhecer e agradecer toda a bondade e sacrifício que Cristo fez e ainda faz por nós.

 

Trata-se de um momento para  lembrar do sacrifício de Jesus Cristo, que por seu amor e infinita bondade, morreu na cruz para salvar a humanidade. Principalmente na sexta –feria, dia da morte de Jesus, a igreja sugere a prática da fé.


Hoje, fizemos a seleção de algumas orações que são indicadas para a Sexta-Feira Santa. Veja abaixo algumas orações para você fazer no seu dia para se preparar para a Páscoa, a ressurreição dele:

 


ORAÇÃO PARA SEXTA-FEIRA SANTA:



Esta oração para sexta-feira Santa vai te ajudar a aproximar do poder superior de Cristo. Acenda uma vela e reze com fé a oração abaixo:

 

“Ó Cristo Ressuscitado, da morte vencedor. Por tua vida e teu amor, revelaste a nós a face do Senhor. Por tua Páscoa o Céu à Terra unistes, e o encontro com o amor de Deus a todos nós permitistes. Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz renascem para a vida eterna, e abrem-se para os crentes em Tua palavra, as portas do reino dos céus. De Ti recebemos a vida que possuis em plenitude, pois nossa morte foi redimida pela Tua ressurreição, nossa vida ressurge e se ilumina agora, hoje e sempre. Volta a nós, ó nossa Páscoa, Teu semblante redivivo e permita que, através de escutarmos a Tua Boa Nova, sejamos renovados, em alegria e amor, por atitudes de ressurreição e alcancemos graça, paz, saúde e felicidade para Contigo nos revestir de amor e imortalidade. Com Deus e Jesus agora a vida é eterna. Aproveitamos este momento para celebrar a Tua Glória, a Tua Paixão e a abertura do Céu a todos nós crentes em Tua palavra de esperança e amor. A Ti, inefável doçura e nossa vida eterna, o Teu poder e o Teu amor reinem entre nós agora e para todo o sempre. Que a Tua palavra seja a alegria de todos que em reunião com fé renovada celebram Jesus ressuscitado em glória a Teu nome. Amém!”

 

Além da oração anterior, você pode rezar outras orações que vão aproximá-lo de Cristo. Veja as próximas abaixo:

 


ORAÇÃO A JESUS CRUCIFICADO:


 

“Ó Jesus Crucificado que, com infinito amor, quisestes sacrificar a vida pela nossa salvação; aqui viemos para agradecer-Vos tão grande bondade, mediante nossa entrega, arrependimento e conversão. Pedimos perdão pelas culpas que cometemos contra a justiça e a caridade fraterna. Queremos, como Vós, perdoar, amar e acudir às necessidades de nossos irmãos. Dai-nos força para carregar a cruz de cada dia, suportando com paciência os trabalhos e enfermidades. Amigo dos pobres, dos enfermos e dos pecadores, vinde em nosso socorro! E, se for para nosso bem, concedei-nos a graça que instantemente vos pedimos. Ó Jesus Crucificado, Caminho, Verdade e Vida, prometemos fiéis ao Vosso amor, seguir-Vos hoje e sempre, a fim de que, purificados pelo Vosso precioso Sangue, possamos partilhar convosco das eternas alegrias da Ressurreição! Assim seja”.

 


- CELEBRAÇÃO DAS 15 HORAS – ORAÇÃO E MEDITAÇÃO:



O momento mais importante da sexta-feira Santa é a celebração das 15h, horário em que Jesus Cristo foi crucificado. Trata-se da principal cerimônia do dia: a Paixão de Cristo. Este ritual é composto por três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Nas leituras das igrejas, medita-se a Paixão do Senhor, que é narrada pelo evangelista São João (Cap.18), mas também prevista pelos profetas que proclamaram os sofrimentos do Servo de Javé. Isaías (52,13-53), coloca diante de nós “o Homem das dores”, “desprezado como o último dos mortais”, “ferido por causa dos nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes”. Deus morre por nós em sua forma humana.

 

Na sexta-feira Santa, também podemos meditar com devoção as “sete palavras de Cristo na cruz”, antes de morrer. É como se fosse um testamento do Senhor:

 

“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”

 “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”

 “Mulher, eis aí o teu filho… Eis aí a tua Mãe”

 “Tenho Sede!”

 “Eli, Eli, lema sabachtani? – Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?”

 “Tudo está consumado!”

 “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”.

 


Nesta próxima oração, você rezará 33 credos com muita fé e devoção. Se possível, rezar às 15 horas:



 “Maria se viu aflita, vendo Jesus padecer na Cruz.

Eu me vejo aflito, Valei-me Mãe de Jesus. Quinta-feira pela cruz padeceu Cristo Jesus. Na sexta, Jesus padecer queria.

Herodes lhe perguntou:

Treme tu ou treme a Cruz?

– Não tremo! Nem tremerei! Pois quem na minha Sagrada Paixão e Morte 33 credos rezar tudo que pedir lhe ei de dar.”

 


- ORAÇÃO DO VATICANO:



Nesta Sexta-feira Santa, as missas rezarão pela pandemia do novo coronavírus, para a saúde e proteção da população. Também será rezada para que “Deus Pai conceda saúde aos doentes, força ao pessoal da saúde, conforto às famílias e salvação a todas as vítimas que faleceram”.

 

O Dicastério também propõe a celebração de uma Missa “especifica para implorar a Deus o fim desta pandemia”. A oração será da seguinte maneira:

 

“Deus Todo-Poderoso e eterno, amparo em todos os perigos, dirigi o vosso olhar de modo propício para nós que com fé vos suplicamos na tribulação e concedei descanso eterno aos defuntos, alívio aos que choram, saúde aos doentes, paz aos que morrem, força aos que trabalham na saúde, espírito de sabedoria aos governantes, e espírito de aproximação a todos com amor para glorificarmos juntos o vosso santo nome”.

 


- A NOITE DA SEXTA-FEIRA SANTA:



Na noite da sexta-feira Santa, as paróquias fazem a encenação da Paixão de Jesus Cristo com o sermão da descida da cruz. Logo após, é realizada a Procissão do Enterro, que leva o esquife com a imagem de Cristo morto. Para o povo católico essas tradições e celebrações são de extrema importância, porque colocam seu coração em contato com a Paixão e os sofrimentos do Senhor. Todos os rituais ajudam na evolução espiritual deste dia. Não existe nenhuma forma de compensar o Senhor por seu sofrimento, tudo que ele fez por nós. Porém, celebrar com devoção o Seu sacrifício Lhe agrada e nos faz sentir melhor. Nos entregar à Paixão de Cristo, faz colher Seus frutos de salvação.



- ORAÇÃO DE GRATIDÃO: 



Para demonstrar a gratidão que tem pelo sacrifício de Jesus:


“Meu Deus!

Recordamos hoje, a dor e o sofrimento da cruz, e tudo o que Jesus estava disposto a suportar, para que pudéssemos ser libertados. Ele aceitou um sacrifício tão grande, para nos oferecer o dom da vida eterna.

 

Ajuda-nos a nunca tomar como certo este enorme presente de amor em nosso nome. Ajude-nos a lembrar-nos do significado de tudo isto. Perdoai-nos por estarmos demasiado ocupados, ou distraídos por outras coisas, por não reconhecermos plenamente o que haveis dado gratuitamente, o que tendes feito por nós.

 

Obrigado, Senhor, por termos sido curados pelas tuas feridas. Obrigado por causa do teu enorme sacrifício, podemos viver livres.

 

Obrigado que o pecado e a morte foram vencidos, e que o teu poder e glória é eterno.

 

Obrigado por podermos dizer com grande esperança: “Está acabado…” Porque sabemos o que ainda está para vir. Nós te louvamos porque você está fazendo todas as coisas novas.

 

Em nome de Jesus ressuscitado, de sua palavra e espiritualidade, agradeço por esta semana santa, pelo término da quaresma.


Amém!”

Comentários